domingo, 25 de maio de 2014

Intolerância Ideológica


É impressionante como há muitas pessoas que se utilizam da propagação da "palavra de deus" para exercer sua intolerância ideológica.
Diariamente vemos inúmeras propagandas pró-religião tratadas como inócuas ou banais, mesmo que dirigidas a quem não compartilha das mesmas crenças.
As propagandas são feitas indiscriminadamente nas casas das pessoas, nas escolas, nos transportes coletivos, nas ruas e espaços públicos, de forma direta e incisiva ou de forma velada e repetitiva.
Os propagandistas religiosos costumam criticar a não-crença alheia sem achar que isto represente agressão ou falta de respeito. Ao mesmo tempo, sentem-se desrespeitados e feridos quando a existência de um deus é posta em xeque e as suas crenças religiosas são analisadas criticamente à luz da razão, da evolução das espécies e da dinâmica física do universo.
Toda essa disseminação pró-religião no Brasil é fruto do poder histórico do cristianismo, que é capaz de gerar um assustador paradoxo: apesar de o Estado brasileiro ser oficialmente laico, na prática funciona como um regime de totalitarismo ideológico cristão (nas cédulas do Real ou nos feriados oficiais, vemos uma impregnação da ideologia cristã, por exemplo).
Vejam dois casos ilustrativos da intolerância ideológica cristã que aconteceram comigo recentemente.
Certa vez estava na Livraria Cultura quando comprei um exemplar de "Deus, Um Delírio" de Richard Dawkins e fui embalá-lo para presente. Tão logo a atendente que me recepcionava viu título do livro, perguntou-me rispidamente "Não é heresia comprar um livro desses?”. "Talvez. Depende tão somente de sua crença.", respondi.
Um outro dia, a caminho da faculdade, parei num sinal de trânsito e um ambulante entregou-me um escapulário e um texto religioso e esperou uma contrapartida minha em dinheiro. Educadamente disse que não contribuiria e, quando questionado do porquê, disse que não acreditava em deus. Como resposta, tive o escapulário e o texto tomados de minha mão antes que pudesse devolvê-los normalmente e escutei um sonoro "Aff".
Provavelmente a maior parte das pessoas encarará esse texto como uma besteira, um absurdo ou mesmo uma falta do que fazer. Uma minoria, diferentemente, se identificará com o desabafo de alguém que periodicamente recebe alfinetadas por sua não-crença religiosa. Espero que este cenário se modifique.

2 comentários:

  1. Eu como cristã católica, já fui inúmeras vezes alfinetada por acreditar em Deus, por ter minha crença ou demonstrá-la, por ser feliz ao compartilhar a palavra de Deus, o sagrado para mim. Já puseram em xeque minha crença, e me desrespeitaram com piadas intolerantes, com desrespeito ao que eu respeito.Textos de ataque chovem o tempo todo. Alguns meses atrás um certo professor de uma universidade com o qual compartilhava um determinado espaço físico, ao perceber que eu era cristã, colocou vários vídeos de um humorista britânico que só desrespeitava a religião, A via tem dois lados. A religião também tem razão. Não existe o dualismo: razão x religião. Dentro da religião existe também a razão. O que a diferencia das ciências, é o fato de, o mais importante para a religião, ser a fé e a revelação, seus alicerces. Respeito deve ser conquistado não com intolerância, mas com respeito. Falta em muitos. Assim como você, "Espero que esse cenário se modifique".

    ResponderExcluir
  2. Interessante a discussão que você trouxe, mas, de fato, existem os dois lados. Acho que fico com grande parte das pessoas e a opinião-clichê: "religião não se discute e deixa pra lá"hahaha

    Quanto a casos de intolerância mesmo e, principalmente de discriminação seja por religiosidade ou outro aspecto, acredito que temos que nos posicionar contra mesmo. Afinal, a tolerância não é uma virtude em si. Não deveríamos tolerar o intolerável, né? - idéia do André Comte Sponville - Pequeno Tratado das Grandes Virtudes.

    Claro que na determinação do que seria intolerável, temos combustível pra muita besteira acontecer, mas acredito que as coisas não são tão simples mesmo. Temos que aprender em meio a todo o cinza; um desafio constante e que não começou hoje. Parabéns por se posicionar de alguma forma!haha

    ResponderExcluir